Bolo de limão e aveia

Bolo de limão e aveia

17/07/2016 , In: Receitas , With: No Comments
0

Que tal preparar um bolo delicioso, rico em proteínas e fibras, que te deixará saciada por mais tempo, e que além de tudo isso, é super refrescante? Vamos fazer um bolo de limão e aveia.

A aveia é um cereal de excelente qualidade nutricional. É rica em proteínas, vitaminas, minerais, amidos e fibras. Mas o destaque desse cereal são suas fibras, sendo as beta-glucanas, um tipo de fibra solúvel, as mais importantes. Quando em contato com a água, elas formam um gel, que retarda o esvaziamento gástrico e prolonga a saciedade. Dessa forma, você tende a comer menos.

Esse cereal pode ser consumido de diversas formas, sobre as frutas, em tortas doces e salgadas, shakes, vitaminas, e bolos como este que faremos hoje. E lembre-se que como todo alimento rico em fibras, sua ingestão deve vir acompanhada de uma maior ingestão de água, para ajudar na digestão.

Uma dúvida bastante comum é se a aveia possui glúten ou não. A aveia não possui glúten, mas por ser processada em equipamento que também processa trigo, a aveia passa a ter glúten por contaminação cruzada. Hoje já existem no Brasil algumas (poucas) marcas que vendem aveia isenta de glúten.

_MG_7698

Vamos a receita do nosso bolo de limão e aveia então?

Ingredientes:

  • 200ml de claras
  • 1 pitada de sal
  • 60ml de suco de limão natural
  • 1/4 xíc. de açúcar demerara (ou adoçante Xilitol ou Stévia)
  • 1/2 xíc. de farelo de aveia (ou farinha de aveia)
  • 1 col. sopa de fécula de batata
  • 1 col. chá cheia de fermento

Modo de preparo:

Bata as claras em neve com a pitada de sal. Continue batendo e adicione o limão e o açúcar, e bata mais um pouco.

Desligue a batedeira e adicione as farinhas. Bata novamente. Acrescente o fermento e bata o suficiente para misturá-lo.

Distribua em forminhas e asse em forno baixo por cerca de 25min. Desligue o forno e deixe os bolinhos lá por mais 10min, evitando assim que eles murchem ao abrir o forno.

Bolo de limão e aveia

O bolo fica super macio e refrescante. E depois de pronto você pode deixá-lo na geladeira para que se conserve melhor, especialmente em dias muito quentes.

_MG_7700

_MG_7699

_MG_7709

Lembre-se que a chave é o equilíbrio! Não abuse, você não precisa comer todos os bolinhos que fizer, apenas 1 bolinho (ou uma fatia) já deixará você saciado.

Comentários

comentários

There are no comments yet. Be the first to comment.

Deixe um comentário

Mélane Lago

Bióloga, estudante de nutrição

Alguém que ama o mar, a natureza e os animais. Cores, ideias e palavras. Comida saudável e muita atividade física!

Categorias

Instagram

  • Panqueca de grão de bico recheada com queijo de castanhas 💚 #CrueltyFree 🙏🏻
.
Daquele jeito bem fácil e rápido de fazer! Só misturar td em um bowl:
▪️ 4 cs de farinha de grão de bico
▪️ 1 cs de farinha de linhaça dourada
▪️ 6 cs de água em temperatura ambiente
▪️ Sal e orégano a gosto
.
Misturou? Então derrama a massa numa frigideira untada, fogo baixo e panela tampada. Deixa cozinhar, depois coloca o recheio. Usei queijo de castanhas @vidaveg 🥰, mas use o recheio q quiser. Se quiser doce, só não colocar sal na massa. Daí fecha a panqueca, tampa a panela de novo pra dar uma dourada e derreter o queijo. #Yum
.
  • O que te faz um corredor? 
Seu pace? Seu tênis? Seu número de medalhas? Se você corre mais do que “só 5km”? Ou o brilho nos olhos e a alegria que a corrida te proporciona? .
.
Nem todo mundo sabe o que significa drop ou split negativo. Nem todo mundo vai correr 21km ou 42km (aliás, a maioria não vai). Mas todo mundo que gosta de correr vai ficar feliz ao atingir seu objetivo. E esse objetivo é pessoal e não comparável. Não compare. Não diminua os objetivos do outro. Vamos combinar assim??!! ❤️
.
É muito problemática, muito mesmo, a pressão que existe para se correr sempre mais rápido e sempre mais. Isso é um dos fatores de lesões na corrida, sabia?! Às vezes não é biomecânica, não é força, não é mobilidade. É na verdade uma pressão social para evoluir rápido demais.
.
Evoluir é bom. É ótimo! É lindo. Mas no nosso tempo, não no dos outros, e até aonde a gente realmente queira ir 😊.
.
Repost @raquelcastanharo
.
@lahfabrini fotografada por @glealneto
.
#maratonadorio #corridaderua #viciadosemcorridaderua #correrecompartilhar #instarunnersbrasil #correndoporai
.
  • "Não é sobre ser o melhor. É sobre ser vc mesmo, não importa o q aconteça".
.
.
  • "A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal" (Raul Seixas).
.
14k naquele clima típico dessa época aqui no RS 👽✌🏻 #RunForTheOceans 🐋🐚🐙🌊 @adidas @adidasbrasil @adidasrunners @parley.tv
.
.

@melanelago