Bolo de limão e aveia

Bolo de limão e aveia

17/07/2016 , In: Receitas , With: No Comments
0

Que tal preparar um bolo delicioso, rico em proteínas e fibras, que te deixará saciada por mais tempo, e que além de tudo isso, é super refrescante? Vamos fazer um bolo de limão e aveia.

A aveia é um cereal de excelente qualidade nutricional. É rica em proteínas, vitaminas, minerais, amidos e fibras. Mas o destaque desse cereal são suas fibras, sendo as beta-glucanas, um tipo de fibra solúvel, as mais importantes. Quando em contato com a água, elas formam um gel, que retarda o esvaziamento gástrico e prolonga a saciedade. Dessa forma, você tende a comer menos.

Esse cereal pode ser consumido de diversas formas, sobre as frutas, em tortas doces e salgadas, shakes, vitaminas, e bolos como este que faremos hoje. E lembre-se que como todo alimento rico em fibras, sua ingestão deve vir acompanhada de uma maior ingestão de água, para ajudar na digestão.

Uma dúvida bastante comum é se a aveia possui glúten ou não. A aveia não possui glúten, mas por ser processada em equipamento que também processa trigo, a aveia passa a ter glúten por contaminação cruzada. Hoje já existem no Brasil algumas (poucas) marcas que vendem aveia isenta de glúten.

_MG_7698

Vamos a receita do nosso bolo de limão e aveia então?

Ingredientes:

  • 200ml de claras
  • 1 pitada de sal
  • 60ml de suco de limão natural
  • 1/4 xíc. de açúcar demerara (ou adoçante Xilitol ou Stévia)
  • 1/2 xíc. de farelo de aveia (ou farinha de aveia)
  • 1 col. sopa de fécula de batata
  • 1 col. chá cheia de fermento

Modo de preparo:

Bata as claras em neve com a pitada de sal. Continue batendo e adicione o limão e o açúcar, e bata mais um pouco.

Desligue a batedeira e adicione as farinhas. Bata novamente. Acrescente o fermento e bata o suficiente para misturá-lo.

Distribua em forminhas e asse em forno baixo por cerca de 25min. Desligue o forno e deixe os bolinhos lá por mais 10min, evitando assim que eles murchem ao abrir o forno.

Bolo de limão e aveia

O bolo fica super macio e refrescante. E depois de pronto você pode deixá-lo na geladeira para que se conserve melhor, especialmente em dias muito quentes.

_MG_7700

_MG_7699

_MG_7709

Lembre-se que a chave é o equilíbrio! Não abuse, você não precisa comer todos os bolinhos que fizer, apenas 1 bolinho (ou uma fatia) já deixará você saciado.

Comentários

comentários

There are no comments yet. Be the first to comment.

Deixe um comentário

Mélane Lago

Bióloga, estudante de nutrição

Alguém que ama o mar, a natureza e os animais. Cores, ideias e palavras. Comida saudável e muita atividade física!

Categorias

Instagram

  • Minha panqueca vegana com pasta de amendoim, canela e blueberries 💜💚. Mto sabor e saúde (e praticidade) em um prato só 😃.
.
Na tag #PanquecaVeganaDaMelLago tem a receita e algumas variações.
.
Um lindo dia pra todos nós ✌🏻✨
.
  • "Não importa o quanto a vida possa ser ruim. Sempre existe algo que vc pode fazer e triunfar. Enquanto há vida, há esperança" (Stephen Hawking).
.
.
  • #VitD ☀️
.
.
  • Pink 👾
.
.

@melanelago