bolo gelado de coco

Bolo gelado de coco

10/06/2016 , In: Receitas , With: No Comments
0

Bolo é uma delícia. E nesse verão, servido geladinho, fica melhor ainda. Agora imagina um bolo que, além de muito saboroso, traz benefícios para a sua saúde. É esse bolo que vamos preparar hoje, um bolo gelado de coco, sem glúten e sem lactose.

O coco é rico em vitaminas B1, B2, B5, A e C. As vitaminas A e C são poderosos antioxidantes que atuam na proteção das células contra a ação dos radicais livres, além disso, a vitamina C atua também no sistema imunológico, aumentando a resistência do nosso corpo contra doenças. Por ser rico em fibras, o coco ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. É também rico em minerais, sendo a água um ótimo hidratante natural; e gorduras boas, que ajudam no aumento dos níveis do HDL (bom colesterol) e redução do LDL (mau colesterol).

Apesar de tantos benefícios, o coco deve ser ingerido com moderação, pois é bastante calórico. Então vamos preparar um bolo funcional de coco, e com apenas uma fatia você já estará satisfeito. Mas por que funcional? Porque é um bolo que trará benefícios para o seu corpo, em vez de enchê-lo com farinha branca e açúcar refinado, que não tem benefício algum, como a maioria dos bolos que vemos por aí.

_MG_7681

Ingredientes do bolo:

  • 4 ovos inteiros + 4 claras
  • 3 col. sopa de óleo de coco
  • 100g de açúcar mascavo (ou açúcar de coco, ou adoçante Stévia ou Xilitol)
  • 200ml de leite de coco em temperatura ambiente
  • 2 xíc. de farinha de coco
  • 2 col. chá de fermento em pó

Modo de preparo do bolo:

Bata todas as claras em neve e reserve.

Em uma tigela, misture as gemas, o açúcar mascavo e o óleo de coco. Depois acrescente o leite de coco e, em seguida, a farinha de coco. Misture bem, e então acrescente as claras em neve e o fermento.

Despeje a massa em uma forma untada e asse em forno pré aquecido a 180ºC por aproximadamente 30min, ou até que passe no teste do palito.

bolo gelado de coco

Quando o bolo estiver pronto, retire ainda quente da forma, e faça furos com um garfo para que a calda penetre melhor.

Ingredientes da calda:

  • 250ml de água em temperatura ambiente
  • 30g de whey protein sabor baunilha (ou coco)

Modo de preparo da calda:

Coloque os ingredientes em um pote ou copo com tampa e sacuda até que se forme um líquido homogêneo. Reserve 50ml da calda para a cobertura, e cubra o bolo com o restante da calda.

_MG_7692

Ingredientes da cobertura:

  • 50ml da calda já preparada e reservada
  • 100g de coco ralado (grosso ou fino)

Modo de preparo da cobertura:

Regue o coco ralado com a calda, e cubra o bolo com essa mistura. Corte em fatias e embrulhe cada fatia em papel alumínio, e guarde na geladeira.

Esse bolo é uma delícia!

_MG_7683

_MG_7687

_MG_7696

 

Comentários

comentários

There are no comments yet. Be the first to comment.

Deixe um comentário

Mélane Lago

Bióloga, estudante de nutrição

Alguém que ama o mar, a natureza e os animais. Cores, ideias e palavras. Comida saudável e muita atividade física!

Categorias

Instagram

  • "A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal" (Raul Seixas).
.
14k naquele clima típico dessa época aqui no RS 👽✌🏻 #RunForTheOceans 🐋🐚🐙🌊 @adidas @adidasbrasil @adidasrunners @parley.tv
.
.
  • Finalmente o sol apareceu por aqui ☀. Daí o q a gente faz 👽? Vai pra rua relaxar 🏃🏻‍♀️. Ótimo fim de semana pra todos nós ✌🏻!
.
  • Sobre evolução na corrida e como tudo tem o seu tempo certo. 🏃🏻‍♀️🔝
.
#Repost @thaisnaidelice
・・・
Replicando parte de uma matéria do treinador @mpauloreis que assino embaixo: -
-
“Fazer uma atividade física é fundamental para uma vida saudável: começar a correr, nadar, pedalar ou o que for. E evoluir é natural. Só que tem gente atropelando esse processo. Algumas pessoas estão perdendo o respeito pelas distâncias e pelas exigências de uma prova de endurance.
-
-
* — Correr uma maratona? Claro! Nem que seja para fazer em seis horas, eu termino!” * — Era obeso e coloquei como meta de emagrecimento concluir um Iromnan. Fui lá e fiz”
* “— Estou inscrito para minha primeira ultramaratona. Quando eu comecei a correr? Há uns seis meses…” 🙈
-
-
Tenho ouvido cada vez mais isso por aí. Vejo muita gente falando e achando que tudo é possível. Não se pensa em evoluir e, sim, em terminar, custe o que custar. Respeitam cada vez menos a distância, a fisiologia, os limites. E mais: ignoram as chances de algo dar errado.
-
-
É preciso conhecer e respeitar suas condições físicas, seu condicionamento e até seu momento de vida. Não é só para terminar uma prova mais exigente levando muito mais tempo do que o considerado saudável – é preciso estar preparado para ela. É preciso entender que performance é um processo, que leva tempo. Embarcar em uma competição submetendo o corpo a um desgaste maior do que se deve, é dar chance para o azar.
-
-
Para enfrentar desafios no esporte tem que evoluir gradativamente: treinar direito, passar por avaliação médica, estar em boa condição física, ter simulado o esforço anteriormente, ter aval de seu técnico. Livre de problemas ninguém nunca vai estar. Mas essa é uma maneira de evitar o pior.
-
-
Não queremos excluir ninguém do esporte, nem limitar sonhos. Queremos apenas cuidar e transformar esses sonhos em uma experiência saudável e positiva. Como sempre digo: não há glória nenhuma em ser um herói morto!” -
-
  • "Há apenas uma maneira de evitar críticas: não falar, não fazer e não ser nada" (Aristóteles). 👽✌🏻
.
.

@melanelago