Planner de cardápio semanal

Como planejar as refeições da semana

26/12/2019 , In: Dicas , With: No Comments
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Planejar as refeições da semana é muito importante. Com a correria do dia a dia, acabamos pedindo comida pronta, indo em restaurantes, passando na padaria e comprando um salgado que vale como almoço ou, então, vem aquela preguiça de cozinhar, e o ciclo recomeça. Pedimos comida pronta novamente. Não se preocupe, é uma situação bastante comum em muitas casas atualmente. E para isso existe uma solução bem simples, o planejamento do cardápio semanal.

 Planejar as refeições da semana é importante para todos, pois assim você saberá o que vai comer e quando, além de saber também o que precisa comprar, quanto tempo levará para preparar as refeições e, de quebra, esse planejamento ainda ajuda a não sair da dieta.

Alguns pontos importantes na hora de começar:

  • Opte por pratos saudáveis, mas rápidos e práticos;
  • Inclua sempre legumes e verduras nas suas refeições;
  • Se quiser uma sobremesa, opte por uma fruta;
  • Para os lanches da manhã e da tarde, prefira castanhas, sanduíche natural, frutas, iogurte, queijos.

Tenha um cardápio com todas as refeições anotadas. Além de ajudar na organização das refeições, você também terá uma ideia geral do que está ingerindo.

Como planejar as refeições da semana

Passo a passo de como montar um cardápio semanal

  1. Para quantas pessoas você vai preparar as refeições? Uma, duas, três? Quanto maior o número de pessoas, mais comida precisa ser preparada e mais tempo você vai precisar.
  2. Quanto tempo você tem disponível? Não adianta querer uma refeição que demora horas para ficar pronta, quando você tem pouco tempo livre. Seja realista e opte por refeições que cabem no seu tempo.
  3. Faça uma lista com pratos que você gosta. Busque em livros e sites de receitas, peça ideias aos familiares e amigos.
  4. Hora de preparar seu cardápio da semana. Faça uma tabela e preencha com os dias da semana e todas as suas refeições.
  5. Com o cardápio pronto, faça sua lista de compras. E compre tudo o que você precisa para preparar as refeições da semana.
  6. Hora de preparar as refeições. Se organize conforme o seu tempo. Uma sugestão que funciona para muita gente, é escolher um dia na semana, geralmente no fim de semana, para preparar todas as refeições (ou boa parte delas). Já deixe os legumes cozidos, verduras lavadas, faça feijão em maior quantidade e separe para congelar em porções menores e deixe apenas o que você vai consumir. Isso ajuda muito e agiliza todo o processo!

Planner de cardápio semanal

Que tal uma ajuda para planejar as refeições da semana?

E para te ajudar a organizar esse cardápio, preparei um planner para você planejar seu cardápio semanal. Ali você coloca todas as suas refeições diárias, e ainda tem espaço para escrever a lista de compras. Essa lista fica separada, assim você pode destacar e levar com você na hora das compras.

Uma lista de compras é muito importante. Sempre vá ao mercado, fruteira, padaria com uma lista pronta com tudo o que precisa comprar, assim você não corre o risco de esquecer algo ou comprar o que não precisa.

Planner de cardápio semanal

Quer conhecer o meu planner de cardápio semanal e começar já a planejar as refeições da semana? Ele é grátis! É só clicar no botão ali embaixo!

Depois me conta o que achou, se está sendo útil para você, se está conseguindo manter o planejamento! 🙂

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Mélane Lago

Bióloga e nutricionista

Alguém que ama os animais, o mar, a natureza. Cores, ideias e palavras. Comida saudável e muita atividade física!
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  • Mude seu estilo de vida gradualmente, buscando progresso e não perfeição. As mudanças devem ser sustentáveis, por isso devem ser feitas aos poucos, com metas realistas 🌟.
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Não se cobre demais, vá devagar! A mudanca de hábitos é difícil e, pra conseguir mudar, a repetição de ações e comportamentos é o caminho mais eficiente, com pequenos passos, um de cada vez 👣.
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Que tal um desafio 👍🏻? Experimente uma fruta, legume ou verdura diferente, ou um q vc não gosta mas vai dar uma nova chance. E mais... Tira uma foto e me marca 📷. Vamos?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • #Receita das minhas panquecas veganas, já salva esse post pra não perder 👈🏻.
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Ingredientes das panquecas 🥞:
🌱 4 cs cheias de aveia em flocos finos
🌱 2 cs cheias de farinha de linhaça dourada
🌱 2 cs cheias de proteína veg em pó (usei sabor banana)
🌱 Canela a gosto
🌱 80ml de água
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Mistura tudo e coloca em porções numa frigideira anti aderente e untada. Rendeu 5 panquecas 🥞. Por cima coloquei pasta de amendoim, morangos, blueberries e calda proteica.
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Ingredientes da calda:
🍫 2 cs de proteína veg em pó sabor chocolate
🍫 10ml de água
Mistura bem até ficar uma calda lisinha. Rendeu o suficiente para 3 panquecas, as outras foram para a geladeira.
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  • Almoço especial de domingo, preparado pela mãe ❤️. Macarrão com legumes e "frango" vegano, feito a base de proteína de ervilha. Passa pro lado pra ver as outras fotos.
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O segredo está no tempero. Use temperos naturais como pimenta, alho, cebola, orégano, alecrim, açafrão. Realça o sabor da comida e fica uma delícia 👌🏻😋.
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Me conta como foi o almoço de vcs! Teve mta #ComidaDeVerdade?
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  • Um prato colorido e cheio de vida pra começar bem esse novo ano #Vem2020 💫. Lentilha com legumes e romã. Pensa no contraste do salgado com o doce, o suco da fruta qdo a gente morde 😋🤤...
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Feliz 2020 para todos nós ✌🏻. Que tenhamos saúde para fazer o bem 💚, e buscar tudo o aquilo q quisermos 🙏🏻.
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Como foi a sua ceia? Me conta! 😃
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