Bolo de limão e aveia

Que tal preparar um bolo delicioso, rico em proteínas e fibras, que te deixará saciada por mais tempo, e que além de tudo isso, é super refrescante? Vamos fazer um bolo de limão e aveia.

aveia é um cereal de excelente qualidade nutricional. É rica em proteínas, vitaminas, minerais, amidos e fibras. Mas o destaque desse cereal são suas fibras, sendo as beta-glucanas, um tipo de fibra solúvel, as mais importantes. Quando em contato com a água, elas formam um gel, que retarda o esvaziamento gástrico e prolonga a saciedade. Dessa forma, você tende a comer menos.

Esse cereal pode ser consumido de diversas formas, sobre as frutas, em tortas doces e salgadas, shakes, vitaminas, e bolos como este que faremos hoje. E lembre-se que como todo alimento rico em fibras, sua ingestão deve vir acompanhada de uma maior ingestão de água, para ajudar na digestão.

Uma dúvida bastante comum é se a aveia possui glúten ou não. A aveia não possui glúten, mas por ser processada em equipamento que também processa trigo, a aveia passa a ter glúten por contaminação cruzada. Hoje já existem no Brasil algumas (poucas) marcas que vendem aveia isenta de glúten.

Vamos a receita do nosso bolo de limão e aveia então?

Ingredientes:

  • 200ml de claras
  • 1 pitada de sal
  • 60ml de suco de limão natural
  • 1/4 xíc. de açúcar demerara (ou adoçante Xilitol ou Stévia)
  • 1/2 xíc. de farelo de aveia (ou farinha de aveia)
  • 1 col. sopa de fécula de batata
  • 1 col. chá cheia de fermento

Modo de preparo:

Bata as claras em neve com a pitada de sal. Continue batendo e adicione o limão e o açúcar, e bata mais um pouco.

Desligue a batedeira e adicione as farinhas. Bata novamente. Acrescente o fermento e bata o suficiente para misturá-lo.

Distribua em forminhas e asse em forno baixo por cerca de 25min. Desligue o forno e deixe os bolinhos lá por mais 10min, evitando assim que eles murchem ao abrir o forno.

O bolo fica super macio e refrescante. E depois de pronto você pode deixá-lo na geladeira para que se conserve melhor, especialmente em dias muito quentes.

Lembre-se que a chave é o equilíbrio! Não abuse, você não precisa comer todos os bolinhos que fizer, apenas 1 bolinho (ou uma fatia) já deixará você saciado.