Como planejar as refeições da semana

Planejar as refeições da semana é muito importante. Com a correria do dia a dia, acabamos pedindo comida pronta, indo em restaurantes, passando na padaria e comprando um salgado que vale como almoço ou, então, vem aquela preguiça de cozinhar, e o ciclo recomeça. Pedimos comida pronta novamente. Não se preocupe, é uma situação bastante comum em muitas casas atualmente. E para isso existe uma solução bem simples, o planejamento do cardápio semanal.

 Planejar as refeições da semana é importante para todos, pois assim você saberá o que vai comer e quando, além de saber também o que precisa comprar, quanto tempo levará para preparar as refeições e, de quebra, esse planejamento ainda ajuda a não sair da dieta.

Alguns pontos importantes na hora de começar:

  • Opte por pratos saudáveis, mas rápidos e práticos;
  • Inclua sempre legumes e verduras nas suas refeições;
  • Se quiser uma sobremesa, opte por uma fruta;
  • Para os lanches da manhã e da tarde, prefira castanhas, sanduíche natural, frutas, iogurte, queijos.

Tenha um cardápio com todas as refeições anotadas. Além de ajudar na organização das refeições, você também terá uma ideia geral do que está ingerindo.

Passo a passo de como montar um cardápio semanal

  1. Para quantas pessoas você vai preparar as refeições? Uma, duas, três? Quanto maior o número de pessoas, mais comida precisa ser preparada e mais tempo você vai precisar.
  2. Quanto tempo você tem disponível? Não adianta querer uma refeição que demora horas para ficar pronta, quando você tem pouco tempo livre. Seja realista e opte por refeições que cabem no seu tempo.
  3. Faça uma lista com pratos que você gosta. Busque em livros e sites de receitas, peça ideias aos familiares e amigos.
  4. Hora de preparar seu cardápio da semana. Faça uma tabela e preencha com os dias da semana e todas as suas refeições.
  5. Com o cardápio pronto, faça sua lista de compras. E compre tudo o que você precisa para preparar as refeições da semana.
  6. Hora de preparar as refeições. Se organize conforme o seu tempo. Uma sugestão que funciona para muita gente, é escolher um dia na semana, geralmente no fim de semana, para preparar todas as refeições (ou boa parte delas). Já deixe os legumes cozidos, verduras lavadas, faça feijão em maior quantidade e separe para congelar em porções menores e deixe apenas o que você vai consumir. Isso ajuda muito e agiliza todo o processo!

Que tal uma ajuda para planejar as refeições da semana?

E para te ajudar a organizar esse cardápio, preparei um planner para você planejar seu cardápio semanal. Ali você coloca todas as suas refeições diárias, e ainda tem espaço para escrever a lista de compras. Essa lista fica separada, assim você pode destacar e levar com você na hora das compras.

Uma lista de compras é muito importante. Sempre vá ao mercado, fruteira, padaria com uma lista pronta com tudo o que precisa comprar, assim você não corre o risco de esquecer algo ou comprar o que não precisa.

Quer conhecer o meu planner de cardápio semanal e começar já a planejar as refeições da semana? Ele é grátis! É só clicar no botão ali embaixo!

Depois me conta o que achou, se está sendo útil para você, se está conseguindo manter o planejamento!