Cozinha prática: vegetais congelados

Você usa vegetais congelados no seu dia a dia?

Você sabia que eles são alimentos minimamente processados, e que devem ser a base da sua alimentação, juntamente com os alimentos in natura?

Mas o que são alimentos minimamente processados? São os alimentos que sofreram o mínimo possível de processamento. No caso desses vegetais congelados, eles foram lavados, descascados, picados e congelados. Nada mais.

Isso significa que, na lista de ingredientes, deve contar apenas vegetais. E só.

Ter alimentos coringas em casa é uma maravilha, traz praticidade para o dia a dia, facilitando a ingestão de alimentos mais saudáveis. Eu sempre tenho aqui em casa pacotes com vegetais variados!

Se você não consome vegetais, ou consome pouco porque não tem tempo para lavar, descascar, cortar e preparar, saiba que você pode e deve usar vegetais congelados sempre que quiser, e sempre que sua condição financeira permitir.

Porque, obviamente, como esses vegetais já passaram por um pré preparo, o preço é mais alto. Mas eles são uma ótima pedida para aqueles momentos em que você não tem tempo, afinal, você só precisa descongelar, temperar e cozinhar. E isso é questão de alguns minutos!

Cozinhando vegetais de forma prática

Então você tem duas opções: 1) usar esses vegetais já congelados ou 2) preparar seus próprios vegetais e congelar.

Se você optar pela primeira opção, escolha vegetais sortidos. Tem pacotes com vários tipos de vegetais e outros com apenas um tipo, como ervilha, brócolis, couve flor.

Vegetais congelados: praticidade na cozinha

Se você optar pela segunda opção, preparar seus próprios vegetais e congelar, escolha um dia na semana para fazer isso, por exemplo, no domingo pela manhã.

Separe todos os vegetais que você vai utilizar, lave, descasque quando necessário, e corte em pedaços pequenos.

Couve, espinafre você pode cortar e congelar assim mesmo, cruas. Já brócolis, couve flor, cenoura e vagem, precisam passar por um processo de branqueamento antes de congelar. Dessa forma, eles manterão sua cor e nutrientes enquanto congelados.

Mas o que é esse branqueamento?

É um processo no qual você coloca os vegetais cortados em água fervente por 30 segundos a 2 minutos. Depois retira e coloca em uma bacia com água e gelo, para dar um choque térmico e parar o cozimento.

Antes de congelar os vegetais, seque bem com papel toalha, para que sua textura seja mantida quando você descongelar.

Feito isso, separe os legumes em porções e congele.

Você pode fazer refogado, colocar no arroz, no macarrão, na sopa… E aonde mais sua imaginação te levar!