Por que dietas restritivas não funcionam?

Ninguém consegue manter dietas restritivas por muito tempo. Pode ser que funcione quando você tem uma meta próxima, como ir a uma festa e colocar aquele vestido especial, por exemplo. Mas entenda que, depois que a festa acaba, você volta a engordar.

Fazer dieta restritiva assusta e estressa o seu cérebro. Não é estranho que as pessoas emagrecem e depois engordam e, muitas vezes, até mais do que antes da dieta? Por que será que isso acontece?

Quando você começa uma dieta restritiva, o seu cérebro percebe isso como um perigo, e desenvolve mecanismos de adaptação para proteger você.

E como ele faz isso? Aumentando o seu apetite e diminuindo o seu metabolismo. Isso tudo para te tirar do perigo, para que você volte a comer mais e não corra o risco de perder gordura.

Já que o seu cérebro enxerga a gordura como proteção, o caminho para emagrecer de uma maneira sustentável e leve, é fugir das dietas restritivas. Elas passam para o seu cérebro a informação de que você está em perigo. E o que ele faz? Acumula gordura.

Você precisa se alimentar de forma consciente. Se você está com fome? Coma. Se está satisfeita(o), pare de comer. E quando você quer um determinado alimento, coma sem culpa.

Quando você age assim, de maneira natural, você chega em um peso ideal e sustentável. E deixa de ser refém de dietas restritivas e radicais.

Quanto mais maltratamos nosso corpo, obrigando-o a seguir um caminho que ele não quer, como perder peso rapidamente, mais o nosso cérebro se sente prejudicado e acredita que estamos correndo perigo. Com isso, ele tenta nos proteger, engordando.

Por isso, a perda de peso com dietas restritivas não é sustentável, porque vai afetar o seu metabolismo e você ganhará mais peso. E isso não tem nada a ver com vontade, foco, força e fé. Isso é fisiológico.

É fácil encontrar programas de dietas da moda prometendo resultados milagrosos. Mas esses milagres não se sustentam. Quando você se submete a dietas restritivas, consegue emagrecer, mas logo volta a engordar. E então você se sente frustrada(o), culpada(o) e desiste.

Vamos imaginar que você nunca tenha corrido na vida, e decide participar de uma maratona. Como seria? Você acordaria de manhã e correria 42 Km de uma vez, sem preparo, sem técnica? Ou você teria que aprender algumas habilidades para começar? Sim, teria que começar devagar, aprendendo as técnicas e se preparando aos poucos.

Então por que você acha que para emagrecer tem que ser diferente? Que basta você começar na segunda feira, perto de uma jacada daquelas ou em um domingo depois de uma festa incrível? Não, emagrecer não funciona assim.

Muitas pessoas começam um processo de emagrecimento seguindo a dieta da revista, da blogueira ou da amiga. Até conseguem emagrecer, mas logo voltam a engordar. E o ciclo do exagero, frustração e desistência recomeça.

Você precisa se perguntar: qual motivo te fez ganhar peso? E precisa saber que a solução que funciona para a sua amiga, para a blogueira e a atriz famosa, muito provavelmente pode não funcionar com você. Simplesmente porque as pessoas são diferentes e precisam de soluções diferentes.

A coisa certa é fechar a boca e retirar grupos alimentares? Bem, isso não é garantia de resultado e nem a melhor opção. Mas o que funciona para todos é comer comida de verdade, simples assim. Não proteínas, carboidratos e lipídeos, mas comida. A nutrição vai muito além do nutriente. Nós não comemos nutrientes, comemos comida.

Comer com prazer, com criatividade, com cor. COMO comemos é tão importante quanto O QUE comemos. você precisa escutar o seu corpo, entendê-lo e respeitá-lo.

Peso não é a causa e sim a consequência do seu estado de bem estar. Você precisa resgatar a sua percepção de fome e saciedade, para comer conforme a sua necessidade. E se o seu corpo não tem a percepção de que está estressado, não há por que se proteger armazenando gordura.

Então toda essa “mágica” do emagrecimento acontece. Mas dessa vez, de verdade.


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